terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Nadar faz bem

Um exercício físico que é muito recomendado para a saúde é a natação. Também é muito procurado nas academias.  Quanto mais cedo a pessoa aprender a nadar é melhor. As crianças têm menos dificuldade em aprender. Para elas a água é uma brincadeira.Elas não têm tanto medo. Mas isto não quer dizer que  todos os adultos têm medo da água. Depende de cada  pessoa.

A natação tem muitos benefícios ,são eles: perda de peso, melhora a sua respiração e o sistema cardiovascular ( principalmente para quem é fumante ou sofre de bronquite , asma ou problemas de coração); ajuda a controlar a ansiedade e o estresse além de   melhorar a  sua resistência (vc tem mais disposição durante o dia) e a postura dos ombros e da coluna. Para as crianças , o esporte ajuda no crescimento.

 Nadar emagrece porque envolve todos os músculos do corpo.  Gasta muita energia e dá muita  fome depois que é praticado.  Você  pode comer frutas ou alimentos ricos em proteína (banana, leite desnatado) logo depois do exercício. A proteína é importante na formação e no bom funcionamento do corpo.
  O indivíduo  também sai mais alegre e tem menos medo depois que pratica o nado.
Quem tem medo  da água  , tem mais dificuldade em avançar nos exercícios durante as aulas de natação. Psicologicamente, essas pessoas  são inseguras também na vida ao tomar decisões, em se arriscar na solução de problemas e geralmente não gostam de mudanças.

Algumas sugestões de sites para quem quer conhecer melhor sobre o assunto: www.cdof.com.br/natacao.htm (este site não só auxilia o aluno como o professor da academia)
http://www.tecnicadenado.blogspot.com/ (tem vídeos também)
http://www.tudosobrenatacao.blogspot.com/





Foto: imagens google
Texto: Vanessa Souza /bióloga

Bolo de casca de abóbora


Sempre jogamos fora a casca da abóbora. A casca tem vitamina E, ajuda a ativar a memória, faz a limpeza das artérias e isso abaixa o colesterol. Aqui vai uma receita  do bolo da casca da abóbora:

 Ingredientes: 1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo; 2 xícaras de cha´ de açúcar; 3/4 de xícara de chá de maisena; 2 ovos; 1 xícara de cha´ de óleo; 2 xícaras de chá  de casca de abóbora picada; 1 colher de sopa de fermento em pó;

Modo de preparo: Bater no liquidificador as cascas, ovos e óleo. À parte, peneirar numa tigela a farinha, a maisena, o açúcar e o fermento. Juntar a mistura do liquificador e mexer muito bem. Despejar a mistura numa assadeira média untada com margarina e farinha. Assar em forno médio.

Fonte: 'Minas faz Ciência" nº 38 Jun. a Ago/2009
Foto: imagens Google.