sábado, 20 de outubro de 2012

Sabia disso?

* 1,3 bilhão de toneladas de comida vai para o lixo anualmente no mundo, segundo a Food  and Agriculture Organization (FAQ) , órgão das Nações Unidas que trata de alimentação e agricultura. No Brasil, são jogadas  fora 25 milhões  de toneladas,prejuízo de R$ 12 bilhões!

* 17,1 mil litros de água são gastos para fabricar 1 kg de carne de boi, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Já 1 kg de carne de porco gasta 6,3 mil litros, de acordo com a organização das Nações Unidas para a Educação, ciência e Cultura (Unesco).

* 4 mil mortes por ano em São Paulo se devem à poluição do ar, sendo que 80% dessa poluição é causada por veículos, segundo o livro MEIO AMBIENTE E SAÚDE: O DESAFIO DAS METRÓPOLES, escrito pelo médico patologista Paulo Saldiva.

Foto: internet.
Fonte: Planeta Sustentável

5 lições para salvar o planeta:

1) Consuma com consciência: avalie a escolha da matéria-prima,a eficiência e o aproveitamento do material da embalagem e se é reciclável.
2) Racionalize as compras: mais da metade do lixo no Brasil é composta por restos de alimentos. Planeje compras menores!
3) Não desperdice água e eletricidade: apague luzes,economize água e desligue aparelhos. Substitua lâmpadas incandescentes e aparelhos de alto consumo.
4) Separe os recicláveis: não custa nada nem toma tempo. Encaminhe embalagens e produtos usados para a coleta seletiva de lixo.
5) Mude hábitos de transporte: Abrir mão do automóvel e andar de ônibus , trem ou metrô alguns dias da semana ajuda a reduzir o uso de combustíveis fósseis e as emissões de gás carbônico nas cidades. É difícil parar de andar de carro, por causa  do conforto, mas transporte público pode ser melhor que congestionamentos.

Foto: internet
Fonte: planeta sustentável.

A Água Invisível

Assim como a água corresponde a até 70% do nosso peso, ela também compõe muito daquilo que comemos,vestimos e usamos,ainda que indiretamente.
Cada quilo de carne bovina, por exemplo, exige em média 15 mil litros de água para ser produzido- desde a produção de alimento do gado até a limpeza de seus dejetos.
O Brasil é um grande exportador de água na forma de soja e cereais.
Um copo de cerveja =75 litros
1 kg de pão=1.600 litros
1 ovo = 3.340 litros
1 lençol de algodão=10.600 litros

Foto: internet.
Fonte: Planeta Sustentável site.