sábado, 9 de maio de 2009

Gripe Suína


Foto: .info.abril.com.br
Gripe suína é uma doença transmitida pelo vírus Influenza A/H1N1
Transmissão: por meio de partículas de saliva ou secreção nasal como uma gripe comum. Luvas e máscaras não evitam o contágio. Detectado o vírus, a pessoa deve ser isolada, imediatamente.Os médicos alertam ainda que o vírus só é transmitido pelo animal vivo. A carne de porco está liberada para o consumo humano. Cozinhar a carne de porco a 71 graus celsius mata o vírus da gripe suína, assim como outros vírus e bactérias.
Sintomas: Febre alta (acima de 39 graus), dores pelo corpo e nas articulações, cansaço, irritação nos olhos , coriza, dor de cabeça , tosse , diarréia e vômitos.O surto perdura, em média, de cinco a sete dias em nosso corpo.As grávidas ficam naturalmente com a imunidade mais baixa. E isso permite o desenvolvimento do bebê(para não combatê-lo como corpo estranho). Por conta do aumento do volume do útero, o pulmão, o coração ficam um pouco comprimidos. Detectada a doença, o paciente é isolado e qualquer contato com ele deve ser feito com total higiene, antes e depois "lavar sempre as mãos é fundamental".
Tratamento: No momento,existem vacinas somente para porcos, que são mais constantemente afetados por esse tipo de vírus. Mas as autoridades já anunciaram estar trabalhando numa versão humana da vacina, que deve ficar pronta em seis meses.Procurar o médico imediatamente caso você desconfie que tenha a doença.





Fonte: Revista 7 dias com você/ 14 de maio de 2009.
            http://www.marianamaldonado.com.br/