segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Animal mais longevo da Terra:


Na faculdade, um professor já havia me comentado, outro dia mesmo um amigo pesquisou  no Google  sobre o assunto  ao me perguntar se existia algum animal que nunca morre. No Google, vale a pena pesquisar sobre o assunto que é muito extenso.
Qual o animal mais longevo da Terra?
O animal mais longevo existente na Terra é uma água viva chamada Turritopsis nutricula, recentemente renomeada para Turritopsis dohrnii, que não morre nunca. Quer dizer, se só se ela for comida por outro animal. Ela é um celenterado e costuma viver nas águas mais frias dos oceanos. “Ela vive na forma de água viva, denominada também de medusa, quando adulta. Em um determinado período, que depende de individuo para indivíduo, ela volta para a forma jovem, que é um pólipo ou forma de anêmona - em cativeiro elas efetuam este ciclo em média 5 vezes ao ano”, explica o professor de animais silvestres da faculdade de veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Leonardo Bôscoli Lara. 

Algumas curiosidades:
-Há ostras do oceano Ártico que vivem em média 400 anos.
-Existe um relato comprovado sobre uma tartaruga de Galápagos com 255 anos. Ela também é um réptil quelônio e se alimenta com bastante frutas e verduras. Segundo o professor de veterinária da UFMG Leonardo Lara, a longevidade desses animais é uma consequência de seu metabolismo lento. 
-Entre os peixes, as carpas têm o maior tempo de vida registrado. “Temos o registro de uma delas com o tempo de vida de 225 anos. 
-Entre as aves brasileiras, os papagaios têm uma expectativa de vida de aproximadamente 80 anos. “Existem especies de papagaios no Brasil inteiro, desde Amazônia, região do Pantanal, Pampas, Caatinga e Cerrado sendo o papagaio verdadeiro ou Amazona aestiva o mais comum”, explica o professor da faculdade de veterinária da UFMG Leonardo Lara. Os papagaios comem sementes, frutas, frutos de palmeiras, com preferência para o buriti, licuri e macaúba. Fora do Brasil, um dos pássaros que são conhecidos por sua inteligência e tem grande expectativa de vida são os corvos, com 70 anos de vida, aproximadamente.
- As Baleias da Groenlândia (Balaena mysticetus)  vivem em média 210 anos. 

Foto: imagem Google
Fonte:  Notícias Terra.