domingo, 12 de abril de 2009

O ISOPOR

O isopor é um produto sintético proveniente do petróleo e deriva da natureza, tal como o vidro, a cerâmica e os metais.

Na natureza o isopor leva 150 anos para ser degradado, conforme estimativas. Na natureza, pelotas de isopor são confundidas com organismos marinhos, como o plástico, e ingeridas por cetáceos e peixes, afetando-lhes o sistema digestivo.

Quimicamente, o isopor consiste de dois elementos, o carbono e o hidrogênio. O isopor não contem qualquer produto tóxico ou perigoso para o ambiente e camada de ozônio (está isento de CFCs). O gás contido nas células é o ar.

Por se tratar de um plástico e de ser muito leve, o processo de fabricação consome pouca energia e provoca pouquíssimos resíduos sólidos ou líquidos. O gás expansor incorporado na matéria prima (o poliestireno expansível) é o pentano.

O isopor pode ser considerado um produto ecológico, já que não contamina o solo, a água e o ar e é 100% reciclável e reaproveitável.

A utilização do isopor como isolamento térmico permite poupar energia que, durante a vida útil do edifício, pode chegar a ser centenas de vezes superior à energia consumida durante o seu fabricação. Esta economia de energia significa que, para além preservar os recursos energéticos, o uso de isopor reduz a emissão dos gases poluentes e dos gases que contribuem para o efeito estufa na atmosfera.
FONTE:WWW.AMBIENTEBRASIL.COM.BR

Algumas curiosidades sobre o consumo de água:

a) Três minutos com a torneira aberta: 18 litros
b) Abrindo e fechando a torneira: 2 litros
c) Para criar um boi são gastos 100.000 litros de água.
d) Para fazer salsicha/t (carne preparada): 20.000 a 35000 litros de água.
e) Para fabricar papel são gastos 340.000 litros de água.
f) Uma folha de caderno é gasto um litro de água.
g) Um litro de cerveja são gastos seis litros de água.
h) Um veículo gasta 38.000 litros de água.

Fonte: Jornal Estado de Minas: 22/03/2009.