quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Saiba como economizar água (casa/apartamento):

Ao escovar os dentes:
Para escovar os dentes em cinco minutos com a torneira um pouco aberta gastam-se 12 litros de água(casa)/,80 litros(apartamento). Se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue-se economizar mais de 11,5 litros de água(casa)/79 litros(apartamento).
Lavando a roupa:
Ao lavar a roupa em uma lavadora , com capacidade para cinco quilos, gastam-se 135 litros de água (casa e apartamento). Para economizar, use a máquina somente quando estiver com a sua capacidade total. Num tanque, com a torneira meio aberta por 15 minutos, podem-se gastar 279 litros(casa e apartamento). Por isso, o melhor é acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar, deixando a torneira fechada. Depois, colocar água para enxaguar.
Fechando bem as torneiras: Feche sempre as torneiras de modo que elas não fiquem soltando gotas d'água. Gotejando, o desperdício pode chegar a 46 litros por dia. Isto é, 1380 litros por mês.
No banho:
Em um banho de 15 minutos , com a torneira meio aberta, consomem-se 45 litros (casa)/144 litros (apartamento). Se você fechá-la enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo do banho para cinco miutos, o consumo cai para 15 litros(casa)/48 litros(apartamento).
Lavando o carro:
Evite lavar seu carro com a mangueira.
Quando lavar, encha baldes de água para lavar e ensaboar o carro.
Utilizar a mangueira para essa atividade gera um grande um grande desperdício de água.
Fazendo a barba:
Ao fazer a barba em cinco minutos , com a torneira meio, aberta, podem ser gastos até 12 litros de água(casa)/80 litros (apartamento). Muita água seria economizada colocando um tampão na pia e fazendo do lavatório um tanquinho. Assim , o gasto de água para fazer a barba cai para dois litros.

Fotos: imagens google
Fonte: www.uniagua.com.br/ Polícia militar do Estado de Goiás.