domingo, 21 de outubro de 2012

Paciência acima de tudo!

Uma vez li uma citação que dizia: " Um homem paciente é aquele que consegue se suportar." Com o passar do tempo,compreendi melhor a sabedoria daquelas palavras e as da citação de São Francisco" Tenha paciência com todos as coisas, mas principalmente tenha paciência consigo mesmo...A cada dia que se inicia, comece a tarefa de novo".
Ao cultivar a paciência, nos tornamos mais capazes de nos amar com toda a nossa imperfeição e beleza, com nossos fracassos e sucessos.
...Quando exigimos de nós perfeição,somos severos,inflexíveis e críticos. Qualquer erro é inaceitável, e por isso o escondemos e fingimos que ele nunca aconteceu. Não aprendemos com nossos erros e , assim, somos condenados a repeti-los. Se,em vez disso, nos tratarmos com carinho e delicadeza, como uma mãe trata o seu recém-nascido,poderemos reconhecer  os nossos erros  e fazer escolhas mais sábias no futuro.....Quanto mais admitirmos que a vida é desorganizada e imprevisível,e que as pessoas se viram da melhor maneira possível, mais paciência teremos em relação as circunstâncias e as pessoas que nos cercam.
...A palavra compaixão significa entrar em  sintonia com a dor dos outros e compreendê-los. Quando nos tratamos com compaixão, entramos em sintonia com  nossa fragilidade- nossa aflição , nossa irritação e nossa raiva. Ao aceitá-las como características inevitáveis dos seres humanos, nos tornamos mais capazes de administrá-las e transformá-las...Mesmo que não tenhamos correspondido às nossas expectativas ...nós  nos amamos assim mesmo, exatamente como somos....e ,quanto mais amor e compaixão temos por nós, mais paciência teremos para conceder ao restante das pessoas imperfeitas que povoam este mundo tão longe da perfeição.
 O amor e a paciência  são dois fios que se entrelaçam. Com o amor, podemos ser pacientes com nós mesmos, com os outros e com a própria vida . Com a paciência, podemos nos amar, amar outras pessoas e amar a misteriosa e assustadora jornada da vida....

Fonte: trechos do livro "O Poder da Paciência " M.J. Ryan
Foto: internet.