sexta-feira, 28 de março de 2014

PARA CASA


Excesso de atividades extraclasse
preocupa famílias e especialistas






Notas_70
PUBLICADO EM 24/03/14 - 03h00
NATÁLIA OLIVEIRA
“Tem dia que minha mão até dói”. A reclamação
da pequena Elisa Mares Medrado, 7, se refere às
tarefas extraclasse que ela faz diariamente. O
volume excessivo e o alto grau de dificuldade do
para casa de algumas escolas particulares e
públicas estão desgastando as crianças e criando
desavenças entre elas e os pais. Especialistas
alertam que o dever de casa é importante, mas
precisa ser dosado para que a aversão aos
estudos seja evitada.
Coordenadora de escola de dança, a mãe de
Elisa, Renata Mares, 40, contou que a menina
chega a ficar quatro horas fazendo para casa.
“Essa é a hora mais estressante do nosso dia.
Vai indo ela começa a ficar cansada e damos
início às brigas para que ela faça as atividades”,
contou Renata.
Ainda de acordo com ela, Elisa não consegue
fazer algumas atividades sozinha. “Tem para
casa que é mais para os pais do que para os
filhos. No ano passado, por exemplo, nós
tivemos que fazer um exercício que exigia fazer
uma pesquisa na internet. Ela ainda não faz
isso”, destacou Renata.
O problema se repete com outras famílias. A
técnica de enfermagem Elizabeth Andrade, 37,
tem dois filhos, o caçula Juan Andrade, 8, e
Maria Eduarda Andrade, 11. Ensinar aos dois
os exercícios estava tão difícil que a mãe os
colocou em uma aula particular de reforço.
“Havia alguns exercícios que eu nem conseguia
ensinar para eles. Notas_71
. Fora que eu chegava muito
cansada do trabalho e ficava sem paciência para
ajudar”, contou a técnica de enfermagem.
Ainda de acordo com as mães, um outro
problema é que as crianças acabam não
conseguindo ter horário para brincar. “Em vez
de aproveitarmos juntos o pouco tempo que
temos disponível, acabamos em ‘pé de guerra’”,
ressaltou a enfermeira.
Especialista. Professora de sociologia da
educação da Universidade Federal de Minas
Gerais (UFMG), Tânia Resende destaca que a
atividade extraclasse é importante para reforçar
o aprendizado da sala de aula. No entanto, ela
ressalta que o para casa deve ser bem-orientado
e não pode ser muito extenso, o que poderia
gerar aversão aos estudos e diminuição do
interesse pela escola e pela aprendizagem.
“O ideal é que o dever de casa represente, para
o estudante, um nível intermediário de
dificuldade”, explicou a professora.
Orientações
Autonomia . Os pais precisam deixar os filhos
solucionarem sozinhos as atividades. A família
pode ajudar, mas deve deixar a criança
raciocinar.
Ambiente. O dever de casa deve ser feito em
lugar bem-iluminado, arejado e sem muitas
interferência sonoras – longe de som e televisão.
Dúvidas. É importante que as crianças levem
algumas dúvidas do para casa para a sala de
aula. Somente assim os professores poderão
estar cientes das dificuldades dos estudantes.
Paciência . Os pais devem ter calma para ensinar
os exercícios para as crianças. Notas_72
Do contrário, o
extraclasse pode virar um martírio para o
aluno.
Situação é pior nas particulares
O volume de exercícios é maior nas escolas
particulares do que nas instituições públicas,
segundo observam especialistas em educação.
Com três filhos de 6, 10 e 11 matriculados em
escola estadual, a vendedora Maria Rachel
Barros, 33, concorda, mas avalia que as tarefas
são muito difíceis.
“O volume de para casa não é muito, mas às
vezes, devido à complexidade dos exercícios, eu
não consigo ajudar os meus filhos”, afirmou.
(NO)
Equilíbrio
Ponto . Se o para casa for de realização muito
fácil, perde o sentido e vira mera obrigação. Se
for muito difícil, é inadequado para ser feito em
casa, gerando desmotivação e desgastes.
Especialista.
Estudo em um turno não justifica exagero
Como há poucas escolas em Minas com horário
integral, os professores enviam mais exercícios
para casa, na tentativa de compensar o tempo
em que as crianças não estão na escola, segundo
especialistas.
A educadora Sofia Morales ressalta que muitas
vezes os professores dão dever de casa com o
intuito de e não de simplesmente reforçar uma
atividade trabalhada em sala. “Isso não é
correto. Mesmo com carga horária mais curta
(que a escola integral), eles (os professores)
querem que as crianças aprendam
mais”.adiantar um conteúdo
Ela ressalta que há pontos positivos e negativos
na escola integral. Notas_73
Os deveres de casa no
sistema, segundo João Gomes, psicopedagogo e
professor aposentado pela Universidade Federal
de Minas Gerais, também devem ser bem-
orientados pelos educadores. 

do jornal,O TEMPO 




Enviado do tablet Samsung

Facebook:

Lista traz dez razões que
levam as pessoas a
abandonarem o Facebook






Com mais de um bilhão de usuários ativos, o Facebook é a
maior rede social do planeta. No entanto, a rede de
relacionamentos anda em baixa entre alguns grupos. É o caso
dos jovens, que estão usando menos o serviço em países
como os Estados Unidos, em que redes móveis estão
começando a dominar. Nesse grupo, a principal razão da
migração para outras redes é a presença de pais e parentes.

Entretanto, não são apenas os mais jovens que abandonam o
Facebook. Gente de todas as idades tem optado por ficar
longe do serviço. Listamos os principais motivos que estão
levando usuários a encerar uma conta na rede social. Você se
enquadra em algum deles? Veja a lista e opine nos
comentários.
1) Privacidade
A privacidade no Facebook sempre foi assunto controverso.
São frequentes as críticas à complexidade das configurações
de dados pessoais da rede social. No ano passado, a
opção para manter o nome oculto foi removida da busca. A
única forma de ficar tornar o perfil inacessível a certas
pessoas é por meio do bloqueio. Há, ainda, a opção de alterar
o nome verdadeiro ou sair definitivamente da rede.
2) Dependência
O uso constante pode acabar em vício, de acordo com um
estudo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia. Os
pesquisadores concluíram que o uso da rede social tem efeito
parecido com o de substâncias com poder de adição -
dependência psicológica ou compulsão por atividades como
games, computadores e redes sociais. Notas_81
Entretanto, ao contrário
do vício de fumar ou do alcoolismo, mais fáceis de serem
detectados, é difícil perceber e admitir que se está viciado em
redes sociais. Segundo o estudo, as mulheres passam em
média 81 minutos diários no Facebook e os homens 64
minutos.
3) Busca por emprego
O monitoramento do perfil no Facebook de candidatos à
vagas de emprego já virou rotina para recrutadores no mundo
inteiro. Uma pesquisa da empresa de monitoramento de mídia
social Reppler entrevistou 300 recrutadores e mostrou que
90% deles visitam os perfis dos candidatos no Facebook como
parte do processo de seleção. O mesmo levantamento indicou
que 69% deles já descartaram candidatos por causa do
conteúdo visto nos perfis. Portanto, cuidado com o que você
publica.

do Portal G1 

Samambaias:

Natureza
Samambaias são fósseis vivos, afirma estudos...






Cientistas encontraram evidências de que as samambaias de hoje são “fósseis vivos”. É o que indica um
exemplar da planta de 180 milhões de anos encontrado no sul da Suécia. A análise das estruturas
celulares bem preservadas do fóssil mostrou que ele é praticamente idêntico à espécie Osmundastrum
cinnamom ea samambaia presente na Europa, na América e na Ásia. 
"O genoma dessas samambaias continuou essencialmente o mesmo desde o período Jurássico (entre 199
milhões e 145 milhões de anos)", afirma a pesquisadora Vivi Vajda, da Universidade Lund, na Suécia,
coautora do estudo publicado na última quinta-feira na revista Science. "Trata-se de um exemplo supremo
de estagnação evolutiva." 
Fóssil bem preservado — As análises mostraram que a planta da família Osmundaceae foi conservada por
uma erupção de lava, antes de começar a se decompor. Com isso, organelas raramente encontradas em
fósseis, como as membranas celulares, núcleos e cromossomos das células vegetais, ficaram preservados
e puderam ser recuperados pelos cientistas. Para estudar o fóssil da samambaia, os cientistas usaram
microscópios, raios-x e análises geoquímicas. E perceberam que o tamanho do núcleo das células e o
próprio conteúdo do DNA da planta quase não sofreram modificações ao longo dos anos — é idêntico a
outras espécies da mesma família.
O fóssil da samambaia foi recolhido nos anos 1960 por um fazendeiro do sul da Suécia e doado ao Museu
de História Natural do país. Ele ficou esquecido nos arquivos da instituição por quarenta anos, até que a
equipe resolveu estudar a rocha.

Fonte: e.mail

Uma outra escola....

Escola em comunidade de SP
derruba barreiras e integra
alunos
Escola Presidente Campos Salles também aposta em esquema
democrático, no qual os alunos decidem quem serão seus
representantes.




O episódio deste domingo (23) da série Educação.doc traz a
história da escola pública Presidente Campos Salles,
localizada em uma das maiores favelas de São Paulo , em
Heliópolis.
Em uma das ações para virar o jogo na luta contra a violência,
a escola decidiu derrubar os muros, que eram muito altos e
com arames farpados. Segundo a filósofa Viviane Mosé, a
escola não tem que ter muro, tem que ter arte, tem que estar
integrada. E, hoje sem os muros, está mais propícia a
influenciar os jovens que não estão na escola a se
interessarem por ela.
Outro diferencial da escola Campos Salles é o esquema de
democracia. Os alunos votam em representantes que decidem
sobre os rumos da escola. Há também uma comissão
mediadora formada por cerca de dez alunos, que têm o poder
de convocar a paz. Se houver problema com professores ou
alunos, eles têm a tarefa de resolvê-los.
O diretor Braz Nogueira diz que a escola Presidente Campos
Salles cria espaço para as pessoas dialogares. 
Notas_95
Segundo ele,
além de quererem que o aluno aprenda a ler e escrever,
querem que o aluno transforme a sua realidade.

Fonte: e.mail