quinta-feira, 4 de abril de 2013

Literatura e Ciências

Certa vez, um zoólogo amigo do autor descobriu que, ao contrário do que pregava a literatura especializada, o lobo-guará come mais frutas do que carne. O fato levou Angelo Machado a escrever um livro e a peça de teatro Chapeuzinho Vermelho o o lobo-guará. No principal momento da trama, quando está prestes a engolir a garotinha, o peludo malvado vê uma melancia em cima da mesa e pergunta à criança: "Para quê esta melancia tão grande?" "É para você comer", responde Chapeuzinho. Resultado? Como se pode perceber,ao contrario da historinha já conhecida por todos, o animal acaba por se satisfazer apenas com a gruta. "Cerca de cem espécies de animais figuram em meus livros. Só em A festa de aniversário da Aline, comparecem 85 bichos , alguns novos para ciência. Garanto que um escritor não zoólogo dificilmente conseguiria despor de número tão vasto de informações  sobre a fauna.

Outros exemplos da literatura: Monteiro Lobato em  Caçadas de Pedrinho onde Emília descreve minuciosamente uma colméia de abelhas e  O caso da Borboleta Atíria  e Atíria na Amazônia da escritora Lúcia Machado de Almeida , dentre outros.

Foto: internet
Fonte: Minas faz Ciência / nº 52/ Dez e Fev de 2013.

Objetos novos a partir do lixo

Pneus,jornais,pedaços de madeira e restos de tecidos. Esses materiais ganham novo destino ao serem transformados pelas mãos dos alunos artesãos da Escola Estadual Doutor Joaquim Vilela, em Boa Esperança, no Sul de Minas. Materiais que iam para o lixo passam a ser reaproveitados por meio do Projeto Artesanato.
Da mistura entre colta,arte,matéria-prima,poesia e transformação, surgem objetos inusitados como a jardineira de pneu enfeitada ou ainda um confortável pufe. Isso sem  contar as cestas com flores coloridas de papel jornal. "O material utilizado é de custo quase nulo , pois usamos o que seria jogado fora",explica a professora Rosângela Pereira ,idealizadora do projeto junto com seus alunos.
 Segundo a professora, os seus alunos fizeram pesquisas na internet e na biblioteca, foram a campo em busca de parcerias, participaram  de oficina sobre criação e reciclagem do papel jornal e ainda entrevistaram artesãos da região.
Foto: internet
Fonte:  Revista Lateks/ outubro de 2012/ Número 20