sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Pintinhos coloridos com tinta tóxica. Crueldade!

"Verdes, vermelhos, amarelos, rosas. Onde eles chegam fazem sucesso e chamam a atenção das crianças. Vendidos a R$ 2, os pintinhos coloridos desaparecem rapidamente das feiras que acontecem nas cidades da região do Vale do Aço, em Minas Gerais. No entanto, a alegria dos novos donos não dura muito. As pequenas aves acabam morrendo dias depois de serem adquiridas. O que os clientes não sabem é que a tinta usada nos pintinhos é altamente tóxica para eles. A prática configura crime de maus-tratos, previsto no artigo 32 da Lei 9.605 de 1998, com pena que varia de três meses a um ano de prisão e multa. 

O caso veio à tona na semana passada, quando dois homens foram presos vendendo as aves em uma feira na cidade de Timóteo. Com sede em Coronel Fabriciano, o Pelotão de Meio Ambiente do Vale do Aço recebeu informações de que o comércio estava acontecendo em feiras de bairro há alguns dias. Por meio das redes sociais, a população começou a divulgar muitos casos em que os filhotes estavam morrendo, o que levantou a suspeita de que a tinta aplicada neles poderia ser tóxica. 

“A anilina produz um complexo que evita a ligação do oxigênio com a hemoglobina. Então, eles morrem por asfixia”, explica Cláudia Diniz. Segundo ela, em grandes dosagens, a tintura – que é usada na indústria alimentícia e têxtil – pode ser tóxica para seres humanos. Na quantidade aplicada, a substância é letal apenas para as aves. “Como o pintinho é recém-nascido, ele não tem as defesas do organismo." Segundo Cláudia, que é bióloga.

Fonte : Trechos  Portal Uai 27/08/2014.
Foto: imagens Google.