terça-feira, 24 de dezembro de 2013

O açaí e o mal de chagas.

Um amigo me informou sobre isso e nem sabia que o açaí poderia ser também um transmissor da doença, achava que só a  "garapa", a cana-de-açúcar transmitia esse mal. Acho que depende do lugar, como a minha irmã disse, lá pelo Norte....em todo caso, pesquisei e vi esta reportagem:
"O Ministério da Saúde está fazendo um alerta em relação à higienização dos produtos produzidos com açaí. Devido à falta de higienização, eles têm sido transmissores da doença de Chagas, infecção causada por protozoário e transmitida por insetos.
Segundo o Ministério da Saúde surtos da doença mais de 90% dos casos - relacionados a alimentos contaminados têm sido registrados, especialmente na Amazônia Legal. Entre os anos de 2000 a 2011 foram registrados no Brasil 1.252 casos, com uma morte registrada no ano passado.
O açaí é consumido na tigela ou em forma de sucos. A polpa comercializada não oferece riscos se exibir na embalagem o número do registro do produto junto ao Ministério da Saúde. Isso porque a comercialização de polpa de produtos tropicais requer que as empresas cumpram regras sanitárias exigidas pelo Ministério da Agricultura.
O problema está no consumo em lugares que desconhecemos a procedência do açaí e a maneira como ele é preparado.
Para eliminar a possibilidade de contrair a doença de Chagas, a polpa precisa ser congelada em no mínimo a 20°C negativos por pelo menos 8 horas. O congelador da geladeira doméstica, por não alcançar essa temperatura, não é indicado para o congelamento do produto.
As empresas o congelam devidamente pasteurizado (aquecido a uma temperatura de 80°C a 90°C) e higienizado em câmara, onde a temperatura ultrapassa -30°C, o que elimina o agente causador da doença de Chagas".

Fonte: Portal R7
Foto: imagens Google