terça-feira, 14 de julho de 2009

Saúde Pública


Pelas notícias no jornal, televisão, sempre ouvimos falar do mau atendimento nos hospitais , filas enormes de pacientes esperando serem atendidos pelos médicos...Postos de saúde sem funcionários suficientes para atender a população....A saúde é um dever do Estado e direito do cidadão...Mas o governo não consegue fazer tudo sozinho....através de movimentos sociais o indivíduo pode exigir um ambiente melhor....
E a saúde pública engloba também o lugar aonde você mora...E você pode contribuir para melhorar...Não jogando lixo nas ruas porque atrai ratos, insetos...entope bueiros que na época das chuvas provoca as enchentes.....
Aqui vai alguns trechos do texto :

As mãos atadas de um cidadão

De que valem os ensimentos que recebi dos meus pais, os anos de estudo, as leituras e a busca do bom sendo, de que vale o desejo de me integrar à vida social, de que servem os meus cuidados , se minha saúde e integridade dependem mais dos outros do que de mim? Chego à janela de meu quarto e vejo, do outro lado da rua, um lote vago cheio de atrativos para ratos e mosquitos. À frente do espaço murado, a cada dia, uma montanha de lixo é construída por vizinhos e motoristas que passam....Haverá água parada alimentando e fecundando os Aedes, que trazem doença e morte?
Telefono aos órgãos governamentais, mas sei que que isso não basta. Como não é suficiente que o serviço de limpeza urbana varra cinco vezes, por dia, o Centro da cidade. Se o fizesse 10 vezes, 10 vezes as ruas voltariam a ficar sujas. Governo sozinho, mesmo que seja competente e ágil, não resolve. Eu me sinto indefeso e frágil diante da falta de educação dos meus companheiros de cidade.
E de que serve as pessoas frequentarem escolas e se diplomarem, se a rua para elas é lata de lixo e as regras de trânsito e de convivência não merecem o respeito de suas majestades?
A falta de educação e cultura é a nova saúva do Brasil, a formiga que tudo come e nos impede de ser um país mais decente. E não estou falando da educação e da cultura formais. Pois diploma, situação social e riqueza não criam cidadãos. Quero desatar as minhas mãos."
Fonte: Fernando Brant-Estado de Minas- 28/06/2009.Caderno Cultura
Foto: lixo-lixo.blogspot.com