sábado, 18 de junho de 2011

Ácido fólico na gestação

O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, combate a anemia e as doenças cardiovasculares. Descoberto na década de 40, na folha do espinafre, e usado em conjunto com a vitamina B12,ajuda na formação da coluna vertebral e do tubo neural, que acontece nas primeiras semanas de gravidez.
Além de  ser benéfico ao bebê, o ácido fólico ajuda a mãe,evitando anemias, diminuindo os sintomas de enjoos, náuseas e vômitos durante a gravidez. Também restringe a incidência  de partos prematuros e melhora a qualidade do leite materno.
Na verdade, o ácido fólico é excelente para todas as idades. Na infância, age evitando anemia nutricional. Nos idosos, atua sobre o sistema nervoso central, auxiliando em problemas neuropsiquiátricos.
Fontes da vitamina:
Além do comprimido, o ácido fólico também é encontrado em alguns destes alimentos: espinafre, brócolis, vegetais de folhas verdes e fígado de boi.
Se você quer engravidar, fale com o ginecologista . É importante  iniciar o tratamento com ácido fólico bem antes da gestação.

Foto: site dreamstime
Fonte: Aline Godinho/Espassium.