domingo, 21 de setembro de 2014

Conheça melhor a fruta Cupuaçu:


"O Cupuaçu é uma fruta exagerada : grande, pesada, volumosa, perfumadíssima...
É originário da Amazônia, e pertence à mesma família do cacau.
Árvores pequenas de até 10 metros de altura se cultivadas, e cerca de 18 metros quando silvestres. Ramos flexíveis.
As folhas, muito grandes, chegam às vezes a cinquenta centímetros de comprimento, longas, de coloração ferrugínea na face inferior e verde na face superior.
As flores vistosas, brancas, reunidas em inflorescências, prendem-se diretamente no tronco.
O fruto tipo baga é oval, alongado com perto de 25 centímetros de comprimento. A casca é dura, lisa, lenhosa, de cor acastanhada. A polpa é branca, abundante em volta das sementes, ácida e muito aromática. Pode ser usada como matéria prima na fabricação de sucos, cremes de sorvete, bombons, geléias, tortas, etc.
Amadurece nos meses chuvosos de dezembro a abril.
As características semelhantes ao cacau permite que, além da produção da polpa, as sementes de Cupuaçu possam ser usadas também para fabricar um tipo de chocolate. Existem iniciativas em várias regiões do Brasil para desenvolver o chocolate de cupuaçu, também chamado de "cupulate".
Povos indígenas, assim como comunidades locais ao longo do Amazonas, cultivaram Cupuaçu como uma fonte primária de alimento, desde gerações. Nos tempos antigos, sementes de Cupuaçu foram negociadas ao longo do Rio Negro e Orinoco onde o suco de Cupuaçu, depois de ser abençoado por um pajé foi utilizado para facilitar nascimentos difíceis. O povo Tikuna utiliza as sementes do Cupuaçu para dores abdominais."

Fonte: Texto da Arara.fr
Foto:imagens Google.

Os cuidados com o coração e o ecocardiograma:

  Excesso de alimentos gordurosos e excesso de cafeínados  podem fazer mal ao coração.

  Agora um  dos principais  alimentos que fazem bem ao coração é o peixe ,rico em ômega 3, a sardinha ,por exemplo, é uma ótima opção. O tomate também porque possui fibras e licopeno que ajuda a "limpar as artérias. Já azeite ajuda a diminuir o colesterol ruim.

   E,  as atividades físicas  também são necessárias até para quem tem algum problema de origem hereditária  no coração. Elas ajudam a oxigenar o sangue.

   Em tempo: um exame de última geração é a ecocardiograma  que é um tipo de ultrassom do coração. O médico pode ver o órgão por dentro e por fora, examinando o tamanho do músculo cardíaco, identificar o início  de alguma doença.  O adulto fica deitado em uma maca apoiado pelo lado esquerdo e o médico então lhe passa um gel no tórax.O exame dura vinte minutos. Para as crianças é recomendado jejum de 4 às 6 horas. E custa em média de 135 à 160 reais. Abaixo uma foto do exame:



Foto: imagens Google.
Fonte: internet.