terça-feira, 5 de abril de 2016

Dislexia -Resumo

A dislexia é um distúrbio de aprendizagem. É hereditária.  Não é uma doença.

Quem é disléxico , tem dificuldades  para ler e escrever. Isto acontece, por causa, da memória 'curta'.

O aluno tem dificuldade de memorizar letras e sílabas.  Ele tem também dificuldade na matemática, interpretar textos, problemas de raciocínio lógico e  analisar mapas.

A dislexia não tem cura. Ela tem tratamento que dura a vida toda do indivíduo.  Mesmo assim, a pessoa  pode levar uma vida normal.Exemplos de sucesso: Tom Cruise, Albert Einstein, Thomas Edson, o criador de Wal Disney e a escritora Ágatha Chisrtie.

O disléxico tem uma vantagem, costuma ser muito criativo  e tem gosto pelas Artes.

Tem  como tipos : a dislexia leve, pesada e a  mista. Cabe ao profissional identificar e iniciar o melhor tratamento para o estudante.

Com o professor,  o aluno disléxico terá progressos significativos. Mas, para  garantir um  melhor aprendizado terá o estudante contar com a  ajuda de uma equipe multidisciplinar : psicólogo, psicopedagogo, neurologista e fonaudiólogo.

No edital do Enem tem a lei que garante ao disléxico mais tempo para fazer a prova. Uma prova especial. Tom Cruise mesmo,o ator tinha uma secretaria que lia os textos para ele decorar.  O aluno disléxico precisa de alguém que leia a prova para ele. Claro, que este aluno pode treinar a leitura, pode ler em casa ou  no reforço escolar. Mas, o certo, é que ele demora mais tempo para aprender e para realizar uma atividade.

A dislexia é antiga, data do século XIX, mas  muitos alunos disléxicos são ,até hoje, confundidos como autistas,  hiperativos e até mesmo são chamados de preguiçosos. Este aluno desistia da escola por achar que não tinha capacidade de aprender.

Cabe ao professor, se atualizar, fazer cursos. Dizem que o professor aprende mais com os seus alunos do que ensina. Todos têm direito de aprender, ir à escola independente de raça, credo ou distúrbios de aprendizagem. Todos são iguais.

Foto: internet



Nenhum comentário: