sexta-feira, 28 de março de 2014

PARA CASA


Excesso de atividades extraclasse
preocupa famílias e especialistas






Notas_70
PUBLICADO EM 24/03/14 - 03h00
NATÁLIA OLIVEIRA
“Tem dia que minha mão até dói”. A reclamação
da pequena Elisa Mares Medrado, 7, se refere às
tarefas extraclasse que ela faz diariamente. O
volume excessivo e o alto grau de dificuldade do
para casa de algumas escolas particulares e
públicas estão desgastando as crianças e criando
desavenças entre elas e os pais. Especialistas
alertam que o dever de casa é importante, mas
precisa ser dosado para que a aversão aos
estudos seja evitada.
Coordenadora de escola de dança, a mãe de
Elisa, Renata Mares, 40, contou que a menina
chega a ficar quatro horas fazendo para casa.
“Essa é a hora mais estressante do nosso dia.
Vai indo ela começa a ficar cansada e damos
início às brigas para que ela faça as atividades”,
contou Renata.
Ainda de acordo com ela, Elisa não consegue
fazer algumas atividades sozinha. “Tem para
casa que é mais para os pais do que para os
filhos. No ano passado, por exemplo, nós
tivemos que fazer um exercício que exigia fazer
uma pesquisa na internet. Ela ainda não faz
isso”, destacou Renata.
O problema se repete com outras famílias. A
técnica de enfermagem Elizabeth Andrade, 37,
tem dois filhos, o caçula Juan Andrade, 8, e
Maria Eduarda Andrade, 11. Ensinar aos dois
os exercícios estava tão difícil que a mãe os
colocou em uma aula particular de reforço.
“Havia alguns exercícios que eu nem conseguia
ensinar para eles. Notas_71
. Fora que eu chegava muito
cansada do trabalho e ficava sem paciência para
ajudar”, contou a técnica de enfermagem.
Ainda de acordo com as mães, um outro
problema é que as crianças acabam não
conseguindo ter horário para brincar. “Em vez
de aproveitarmos juntos o pouco tempo que
temos disponível, acabamos em ‘pé de guerra’”,
ressaltou a enfermeira.
Especialista. Professora de sociologia da
educação da Universidade Federal de Minas
Gerais (UFMG), Tânia Resende destaca que a
atividade extraclasse é importante para reforçar
o aprendizado da sala de aula. No entanto, ela
ressalta que o para casa deve ser bem-orientado
e não pode ser muito extenso, o que poderia
gerar aversão aos estudos e diminuição do
interesse pela escola e pela aprendizagem.
“O ideal é que o dever de casa represente, para
o estudante, um nível intermediário de
dificuldade”, explicou a professora.
Orientações
Autonomia . Os pais precisam deixar os filhos
solucionarem sozinhos as atividades. A família
pode ajudar, mas deve deixar a criança
raciocinar.
Ambiente. O dever de casa deve ser feito em
lugar bem-iluminado, arejado e sem muitas
interferência sonoras – longe de som e televisão.
Dúvidas. É importante que as crianças levem
algumas dúvidas do para casa para a sala de
aula. Somente assim os professores poderão
estar cientes das dificuldades dos estudantes.
Paciência . Os pais devem ter calma para ensinar
os exercícios para as crianças. Notas_72
Do contrário, o
extraclasse pode virar um martírio para o
aluno.
Situação é pior nas particulares
O volume de exercícios é maior nas escolas
particulares do que nas instituições públicas,
segundo observam especialistas em educação.
Com três filhos de 6, 10 e 11 matriculados em
escola estadual, a vendedora Maria Rachel
Barros, 33, concorda, mas avalia que as tarefas
são muito difíceis.
“O volume de para casa não é muito, mas às
vezes, devido à complexidade dos exercícios, eu
não consigo ajudar os meus filhos”, afirmou.
(NO)
Equilíbrio
Ponto . Se o para casa for de realização muito
fácil, perde o sentido e vira mera obrigação. Se
for muito difícil, é inadequado para ser feito em
casa, gerando desmotivação e desgastes.
Especialista.
Estudo em um turno não justifica exagero
Como há poucas escolas em Minas com horário
integral, os professores enviam mais exercícios
para casa, na tentativa de compensar o tempo
em que as crianças não estão na escola, segundo
especialistas.
A educadora Sofia Morales ressalta que muitas
vezes os professores dão dever de casa com o
intuito de e não de simplesmente reforçar uma
atividade trabalhada em sala. “Isso não é
correto. Mesmo com carga horária mais curta
(que a escola integral), eles (os professores)
querem que as crianças aprendam
mais”.adiantar um conteúdo
Ela ressalta que há pontos positivos e negativos
na escola integral. Notas_73
Os deveres de casa no
sistema, segundo João Gomes, psicopedagogo e
professor aposentado pela Universidade Federal
de Minas Gerais, também devem ser bem-
orientados pelos educadores. 

do jornal,O TEMPO 




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