sábado, 9 de junho de 2012

Composto em plástico pode ser o causador de obesidade.

Um relatório publicado recentemente na revista científica "PlosOne" indica que o composto químico bisfenol A (BPA) - usado desde em fertilizantes até em garrafinhas de plástico- pode "enganar" as células do corpo, estimulando-as a armazenarem mais gordura.
Além disso, o acúmulo do composto no organismo influencia o aumento da produção de insulina, impedindo o corpo de regular a quantidade de gordura e de carboidratos. Se o corpo começa a criar muita insulina, ele pode se tornar imune aos efeitos do hormônio-o que leva ao ganho de peso e ao desenvolvimento de diabetes tipo 2.
A pesquisa indica que apenas um quarto de um bilionésimo de um grama de BPA já desencadeia a reação. O risco é alto, principalmente para gestantes e bebês em processo de gestação..
Selecionar os produtos que utilizamos não é o suficiente para nos livrarmos do BPA.  O composto está presente em produtos muito comuns como caixas registradores e no papel higiênico. A indústria afirma que o composto não faz mal...mas nos Estados Unidos e no Canadá , ele já foi proibido em mamadeiras .

Fonte: Jornal Super /maio/2012.
Foto: imagens internet.

Nenhum comentário: