sexta-feira, 15 de maio de 2009

Deixe o rancor no passado


Foto:arquivo pessoal
Guardar mágoa e ficar remoendo situações do passado aumenta a pressão arterial e os batimentos cardíacos.O seu corpo produz hormônios ligados ao estresse. E, além disso , você estará mais propenso a desenvolver até mesmo um câncer durante a vida.Uma mensagem para refletir:
O templo do perdão:
Em Babemba, tribo da África do Sul, quando uma pessoa age de forma irresponsável ou injusta, é colocada no centro da vila, sozinha e sem nada que a prenda. Todo trabalho cessa e todo homem, mulher e criança da vila se reúnem num grande círculo ao redor da pessoa acusada. A seguir, cada pessoa da tribo fala com a acusada, uma de cada vez, relembrando as boas coisas que a pessoas do centro do círculo tenha feito.
Todo incidente, toda experiência que possa ser lembrado com algum detalhe e precisão é relatado . Todos os seus atributos positivos, boas ações, força de vontade e generosidade são declarados cuidadosamente e em detalhes.Muitas vezes, essa cerimônia tribal dura vários dias. Ao final, o círculo tribal é quebrado e dá lugar a uma celebração de júbilo e a pessoa, simbolicamente e literalmente, é recebida com boas-vindas, de volta à tribo.
No templo do perdão, nós somos lembrados de nossas próprias virtudes. Se nós pudéssemos ajudar uns aos outros a construir templos de perdão ao invés de prisões! Nós podemos. Em nossos próprios corações.

Fonte: Kornfield J. A arte do perdão, da ternura e da Paz. Ed. Cultrix
Revista Ana Maria , 15 de maio de 2009.

Nenhum comentário: